Prisões na Europa: Um Debate que Apenas Começa

Organizador: António Pedro Dores

Editora: Celta Editora, Oeiras

Ano de edição: 2003

ISBN: 972-774-158-4

 

Índice

 

As prisões reforçam a sua presença na Europa, na vida de cada vez mais europeus. A autoridade do Estado, ao ter necessidade de sobrelotar as prisões, dá-nos, ao mesmo tempo, um sinal de fraqueza perante as sociedades actuais. Estudar as prisões é, por isso, questionar a nossa capacidade de nos transformarmos, enquanto pessoas e enquanto povos.

Também em Portugal a visibilidade dos temas prisionais emerge com uma autonomia relativa de temas afins, como a segurança, a criminalidade e a justiça. Áreas estas onde há a exiguidade de conhecimentos e competências que urge ultrapassar, e onde culturas desactualizadas nos são oferecidas como modernizadoras.

Este trabalho decorre de um esforço de organizar uma discussão transdisciplinar e europeia sobre temas prisionais, de que é apenas uma primeira etapa. Nele se apresentam diversos pontos de vista disciplinares e em função de realidades europeias distintas. Todavia, algo de constante pode reunir todas contribuições aqui reunidas. Prova disso mesmo é a persistência do grupo europeu para investigação das prisões, que aqui se apresenta, e se mantém activo desde Junho de 2000.